segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FORMAÇÃO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

Mesa de abertura

O evento foi realizado no Centro de Convenções da UENF entre os dias 13 e 16 de agosto, com objetivo de promover a formação dos educadores do projeto.
            Voltado para a Educação do Campo, o projeto visa oferecer ensino fundamental com qualificação social e profissional para os jovens agricultores/as na região, com duração de 2400 h em 2 anos, baseado na Pedagogia da Alternância criada pelo Paulo Freire, a qual visa uma formação completa do educando (aluno), baseada nas necessidades e realidades locais.
            O projeto conta com o apoio de 4 grandes eixos fundamentais para o sucesso do projeto, que são: o MEC (Ministério da Educação), SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação – RJ), UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e Movimentos Sociais. Promete sucesso na região, visto às necessidades de melhorias da educação na  região, em especial da população do campo, devido aos grande número de escolas fechadas, alto índice de evasões de estudantes, falta de infra instruturas adequadas e falta de políticas públicas no setor.
Mesa: Conjuntura histórica/social
            Os temas tratados no encontro foram voltados para a realidade do campo no Norte Fluminense e no Brasil, como a conjuntura histórica/social do campo e da educação do campo, ação docente dos educadores, a pedagogia da alternância, a agricultura familiar e a agroecologia e outros.
            Em relação aos espaços realizados, tiveram místicas, palestras, mesas redondas, oficinas, grupo de trabalhos, plenária e encaminhamentos, contando com a presença de profissionais da educação de diversas áreas, estudantes, agricultores e militantes de movimentos sociais.


                                                      David L. M. Wigg – Técnico em Agroindústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário