Mesa de abertura |
O
evento foi realizado no Centro de Convenções da UENF entre os dias 13 e 16 de
agosto, com objetivo de promover a formação dos educadores do projeto.
Voltado para a Educação do Campo, o
projeto visa oferecer ensino fundamental com qualificação social e profissional
para os jovens agricultores/as na região, com duração de 2400 h em 2 anos,
baseado na Pedagogia da Alternância criada pelo Paulo Freire, a qual visa uma
formação completa do educando (aluno), baseada nas necessidades e realidades
locais.
O projeto conta com o apoio de 4
grandes eixos fundamentais para o sucesso do projeto, que são: o MEC
(Ministério da Educação), SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação – RJ), UENF
(Universidade Estadual do Norte Fluminense) e Movimentos Sociais. Promete
sucesso na região, visto às necessidades de melhorias da educação na região, em especial da população do campo,
devido aos grande número de escolas fechadas, alto índice de evasões de
estudantes, falta de infra instruturas adequadas e falta de políticas públicas
no setor.
Mesa: Conjuntura histórica/social |
Os temas tratados no encontro foram
voltados para a realidade do campo no Norte Fluminense e no Brasil, como a
conjuntura histórica/social do campo e da educação do campo, ação docente dos
educadores, a pedagogia da alternância, a agricultura familiar e a agroecologia
e outros.
Em relação aos espaços realizados,
tiveram místicas, palestras, mesas redondas, oficinas, grupo de trabalhos,
plenária e encaminhamentos, contando com a presença de profissionais da
educação de diversas áreas, estudantes, agricultores e militantes de movimentos
sociais.
David L. M. Wigg –
Técnico em Agroindústria
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